Página inicial > DIA NACIONAL DA REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR

• Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 11h38
  • Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2019, 11h41

1

Grupo de Primeira Resposta - GPR- da UFCG, responsável pelo evento no IFPB.

As doenças cardiovasculares são a segunda causa mais prevalente de morte entre adultos e jovens. Dentre elas, a que ganha maior destaque e enche de temores o coração da população é o infarto agudo do miocárdio ou, como é mais conhecida, "parada cardíaca".

Bem resumidamente, ela ocorre quando o coração não consegue bombear sangue para o corpo, deixando-o sem o oxigênio necessário para sobreviver. O primeiro a sentir os efeitos disso é o cérebro que logo começa a morrer e, em pouco mais de 10 minutos sem atendimento, a chance de sobreviver é quase zero. A isso, soma-se o fato de que uma parada é completamente imprevisível, ou seja, pode ocorrer em qualquer lugar, a qualquer momento e atinge indivíduos de todas as idades e portes físicos (como exemplo temos os futebolistas Diego Santos (Botafogo) de 24 anos em 2019 e Abdelhak Nouri (Ajax, time inglês) de 20 anos em 2017).

É assustador imaginar que alguém próximo a nós pode passar por isso. Afinal, não há nada que possamos fazer além de chamar a ambulância, que pode demorar bastante, e esperar certo? ERRADO. Há técnicas importantíssimas para dar um pouco mais de tempo, em relação àqueles 10 minutos iniciais, e até mesmo reverter o quadro de parada cardíaca, salvar a vida de alguém!

Pensando nisso, um conjunto de estudantes do Grupo de Primeira Resposta, um projeto Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), resolveu se reunir neste sábado (24/09) para ensinar como agir em caso de parada e ensinar essas técnicas salvadoras de vida. O evento ocorreu no IFPB e, com a ajuda de manequins e aparelhos, conseguidos com o apoio da Fox Resgate de Sousa especialmente para o evento, os membros ensinavam a fazer a Reanimação Cardiopulmonar - RCP (a famosa "massagem cardíaca"), técnica que ajuda o coração a levar sangue ao corpo, e a usar o Desfibrilador Externo Automático (DEA), aparelho que dá choque e ajuda a reverter a parada.

O evento se dividiu em 4 estações básicas: acolhimento, ensino da RCP em adultos, ensino da RCP em bebês (sim, até bebês podem ter parada!) e uso do DEA.

2

(A)

3

(B)

4

(C)

Ensinando a fazer reanimação em bebês (A) e em adultos (B) e a usar o desfibrilador(C)

Esse evento fez parte do Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar, no qual, desde 2014, grupos entusiastas se dedicam a multiplicar o conhecimento e ajudar a salvar incontáveis vidas por todo o país. O evento cresce cada vez mais e, em 2019, só na Paraíba, foram quatro pontos de treinamento. Parabéns a todos os envolvidos!

E, para quem perdeu o evento ou deseja relembrar, abaixo um resumo:

5

Atos básicos da RCP. Disponível em https://www.iespe.com.br/blog/equipe-do-iespe-participa-do-dia-nacional/.

Quaisquer dúvidas, só entrar em contato com os membros do grupo através de nosso Instagram: @grupodeprimeiraresposta.